Gerenciar a própria empresa requer uma profunda análise dos diversos cenários e a escolha correta das estratégias que serão utilizadas. Para ter sucesso em um mercado competitivo, o empresário precisa identificar oportunidades e fugir de ameaças E isso só é possível com planejamento.

Se as empresas que planejam bem e avançam no caminho certo sofrem durante o processo, imagine o que acontece com as que não se planejam! Muitas Micro e Pequenas Empresas em nosso país decretam falência por falta de organização, ausência de planos estratégicos e metas, má administração das finanças, falhas nos processos de trabalho e improviso em suas ações

A falta de planejamento é a segunda maior causa de mortalidade de empresas. Isso mostra que ele é exceção e que o mais comum é o “fazejamento” simplesmente abrir as portas e tocar os negócios conforme a maré, contando apenas com a sorte.

Contudo, em um cenário competitivo como o atual, o planejamento é uma ferramenta importantíssima, tanto para quem já tem uma empresa quanto para quem vai abrir uma É o planejamento que direciona o empresário para o melhor caminho, dentro de seu cenário e contexto de atuação.

Atenção

O mercado empresarial não aceita mais amadores nem pessoas que não saibam planejar seus negócios. Para atingir o sucesso é preciso obstinação, perseverança, persistência e, principalmente, planejamento!

Como fazer planejamento estratégico

Para fazer um bom planejamento, é preciso refletir bem sobre o negócio

  • Qual é a área de atuação da empresa?
  • Quais são os objetivos a serem alcançados?
  • Quem é o seu público alvo?
  • O que pensam os clientes sobre seus produtos? E sobre os produtos da concorrência?

A pesquisa de mercado é importante nessa etapa, mas não há fórmulas prontas para buscar informação O que existem são técnicas sistematizadas para colher e analisar dados. Com o resultado em mãos, é preciso estabelecer um plano de ação detalhado em que conste tudo o que deve ser feito na empresa.

Confira todos os detalhes em nosso E-book completo.